sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Entrevista com Priscila Rossi Rosa, coordenadora do Conviver

Responsável pela qualidade de vida de muitos idosos, Priscila Rossi Rosa é coordenadora do Centro Convivência do Idoso, o Conviver.

Hoje, com mais de 200 participantes o Conviver é uma espécie de point da terceira idade. É o local onde todos se encontram, conversam brincam, se diverte e até paqueram. Priscila falou sobre o trabalho que tem desempenhando  a frente do Conviver. Confira:

Conesul: Como funcionam os trabalhos com os idosos desenvolvidos pelo Conviver, e qual é o valor de socialização dos idosos?
Priscila: São desenvolvidas atividades diversas durante a semana, sendo as terças e quintas jogos de mesa (bingo, truco, dominó, dominó com cartas e tênis de mesa); dança com música eletrônica, ensaios de danças culturais - no momento a Dança do Pau de Fitas; exercícios de alongamento e aquecimento e vôlei adaptado para terceira idade. E de sexta-feira o tão esperado baile. Todas as atividades são realizadas no período da tarde das 13h às 17h.
Todo esse trabalho acaba sendo muito importante, pois além de desenvolverem atividades para o corpo e a mente também envolve aspectos psicológicos e a socialização do grupo, através da troca de experiências.  O mais importante, é a valorização do idoso e a sua auto-estima, descobrindo que são capazes de aprender diversas atividades e realizar o que nunca tiveram chance de fazer porque trabalhavam, cuidavam de filhos e tantos outros compromissos.

Conesul: Uma vida física mais saudável, com a prática de esporte, também é um dos propósitos do Conviver.
Priscila: Sim, é um dos principais objetivos. Nem todos participam das atividades durante a semana, mas a grande maioria vai ao baile, que não deixa de ser um excelente exercício.

Conesul: A partir de qual idade, e qual os outros critérios para que um idoso possa participar das atividades do Conviver?
Priscila: Terceira idade inicia aos 60 anos, o ingresso pode ocorrer a partir dos 55 anos. Temos alguns casos do marido ser mais velho e a esposa ainda não ter idade, então abrimos exceção para que o casal possa participar junto. Nota-se uma grande procura por pessoas mais novas, pelo fato de ser um lugar muito agradável e divertido, mas infelizmente não podemos abrir exceções.

Conesul: Você também presta um grande serviço voluntário aos idosos. O que lhe motiva?
Priscila: A paixão pelo meu trabalho e o amor que tenho por eles, me levando cada vez mais a um comprometimento cada vez maior.

Conesul: O que é possível aprender com eles?
Priscila: Muitas coisas, como histórias e experiências de vida. Se prestarmos bem atenção, veremos que cada um deles pode nos oferecer lições preciosas.

Conesul: Dentro do Conviver os idosos fazem as atividades sempre com muita alegria, e com um espírito jovial: sem reclamações, sorridentes e dispostos. O que proporciona este ambiente? 
Priscila: É um local de interação onde as pessoas se identificam e tem afinidades, por isso o convívio os torna como uma segunda família. O que relatam é que quando estão no Conviver, esquecem todas as preocupações e lembranças ruins, ficando apenas o prazer de estarem juntos ou participando das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário